PRÉ-HISTÓRIA DA CRIANÇA

“A pré-história da criança trata da história do homem, da mulher e do casal que eles formam, desde o seu encontro até o projeto comum, ou não, de gravidez. O encontro entre duas linhagens e duas histórias familiares existe antes de qualquer nascimento. Nós podemos chamar de pré-história da criança esse período durante o qual o inconsciente se estrutura a partir de palavras, de não-ditos, da história singular que precede a criança e dentro da qual ela se inscreverá. A história do casal e o projeto de gravidez ocupam o essencial do período”.

*

“La prehistoria del niño trata de la historia del hombre, de la mujer y de la pareja que ellos forman, desde su encuentro hasta el proyecto común, o no, de embarazo. El encuentro entre dos linajes y dos historias familiares existe antes de cualquier nacimiento. Podemos llamar pre-historia del niño ese período durante el cual el inconsciente se estructura a partir de palabras, de no-dichos, de la historia singular que precede al niño y dentro de la cual ella se inscribirá. La historia de la pareja y el proyecto de embarazo ocupan lo esencial del período.”

Myriam Szejer, Uma abordagem psicanalítica da gravidez e do nascimento. Novos Olhares sobre a gestação e a criança até os 3 anos – saúde perinatal, educação e desenvolvimento do bebê. Tradução: Caroline V Nogueira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.